Estória do Beija Flor

Era um belo dia de sol, todos os animais da floresta se divertiam. De repente um calor ardente acompanhado de uma enorme chama invadiu a intensa mata. Todos os animais correram à procura de um abrigo, inexistente. Um pequeno beija flor, preocupado com aquela chama que devastava seu lar e seu alimento, voou ligeiro para a lagoa encher seu bico de água. Voltou à chama e lançou as pequenas gotas sobre o fogo. Assim prosseguiu por várias e incansáveis viagens. Os animais da floresta, vendo aquilo, caíram na gargalhada: “Você pensa que vai conseguir apagar este fogo com essas gotinhas?” gozaram os animas. O pequeno beija flor virou-se exausto e respondeu: “Sozinho talvez não. Mas se todos fizerem uma parte, acredito que sim… Estou fazendo a minha!”

Horticultura

A horticultura no Domaine lle de France, como todo o sistema produtivo, é feita atendendo aos princípios orgânicos, ou seja, livre de quaisquer produtos químicos prejudiciais aos seres vivos.

Um dos princípios para a convivência pacífica com as chamadas “pragas” na agricultura orgânica é fazer com que seu meio seja também respeitado. Essas “pragas” poderão se transformar em aliadas, dependendo do animal.

Assim, você vai observar, no Domaine lle de France a existência de um pomar na lateral da horta, para alimentação de pássaros e outros animais chamados de intrusos, pragas e combatidos com a química na agricultura convencional, tão prejudicial ao meio ambiente.
Sementeira
Observará também os chamados corredores de refúgio, onde o mato é preservado para o habitat natural dos animais. Uma utilização mínima de capinas. O plantio de plantas que afastam naturalmente seres que desejem se alimentar de hortaliças, como alecrim, arruda, cebolinha, alho, etc.

Um pouco sobre a Chez Domaine

A Estação Agroecológica Domaine lle de France surgiu de um ideal do casal Isabelle e Joaquim. Apaixonado pela natureza, sempre engajado em lutas pela preservação do meio ambiente (Greenpeace, SOS Mata Atlântica) decidiu adquirir um local com bastante mata atlântica, onde poderia se dedicar à plantações orgânicas.
Paralelamente, abrira-se o espaço para que interessados, além de adquirirem produtos de qualidade com saúde, também aprendessem tudo que encontra-se relacionado com o assunto meio ambiente, plantações e criações, podendo pernoitar e vivenciar todo o trabalho no meio rural.
O nome deve ser explicado em duas partes: Domaine em francês significa propriedade. Historicamente Domaine está relacionado também ao conjunto de terras e de direito pertencentes ao rei. Em rótulos de vinhos franceses, com freqüência lê-se que o mesmo é da produção de algum “domaine”, geralmente famílias que há séculos cultivam e produzem os vinhos tão apreciados no mundo todo. lle de France surgiu do vínculo que Isabelle tem com essa região francesa, onde nasceu. Como o espaço adquirido é efetivamente um pequeno vale rodeado de montanhas, resolveu o casal chamá-lo de Domaine lle de France.